quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (Parte I)




Creio que todos já estão afiados no assunto, mas para quem não leu ainda sobre o Guia Prático da Nova Ortografia Brasileira corra logo para aprender. As mudanças estão sendo feitas de forma paulatina a partir de 1º de janeiro de 2009 sim, já começou, com um prazo de conclusão até o início de 2013. O decreto determina que nos quatro anos de transição sejam aceitas as duas formas.


O que muda?

Por: Marília Mendes


Alfabeto

O alfabeto é agora formado por 26 letras. Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano

Trema

Não existe mais o trema em língua portuguesa. Apenas em casos de nomes próprios e seus derivados, por exemplo: Müller, mülleriano

Acentuação

Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas. Ex.: assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.

Obs.: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis.

Obs 2: o acento no ditongo aberto “eu” continua: chapéu, véu, céu, ilhéu.

Os hiatos “oo” e "ee" não são mais acentuados. Ex.: enjoo, voo, coroo, perdoo, coo, moo, abençoo, povoo creem, deem, leem, veem, descreem, releem, reveem.

Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas. Ex.: para (verbo), pela (substantivo e verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo).

Obs: o acento diferencial ainda permanece no verbo “poder” (3ª pessoa do Pretérito Perfeito do Indicativo – “pôde”) e no verbo “pôr” para diferenciar da preposição “por”.

Não se acentua mais a letra “u” nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de “g” ou “q” e antes de “e” ou “i” (gue, que, gui, qui). Ex.:argui, apazigue,averigue, enxague, ensaguemos, oblique.


Não se acentua mais “i” e “u” tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo. Ex.: baiuca, boiuna, cheiinho, saiinha, feiura, feiume.



Nenhum comentário:

Postar um comentário