sábado, 21 de maio de 2011

Açucar e Perfume



Hoje são 21 de maio. Talvez para muitos, apenas mais um dia comum. Para mim, o dia em que faço aniversário de casado. Há seis anos, era justo um sábado também, vivi o dia mais importante da minha vida. Foi o dia do sim, o dia em que assumi perante Deus e toda a Santa Igreja o compromisso de amar, respeitar, honrar, servir, de ser fiel e leal à mulher com quem viria a dividir todos os meus dias, doravante àquela data. Neste dia chorei, confesso. Chorei, me emocionei e me comovi ao escutar o sermão do padre, que nas entrelinhas trazia um monte de juramentos embutidos, um monte de compromissos firmados e que, sinceramente, não saberia se poderia cumpri-los todos. Digo em sua plenitude, pois, inicialmente, mais me parecia uma sentença que um matrimônio. Mas, ao tempo em que o pároco celebrava a nossa união, um mini flashback passou em minha cabeça. Pude ver nitidamente o tempo retroceder e lembrar o carinho e amor que nos conduziu até aquele altar. Já estávamos juntos há pouco mais de seis anos e naquele momento, me pareceu claro que dali em diante era só perpetuar e consolidar o que já havíamos vivido, aprendido, contornado, enfrentado e saboreado até então. E o gosto de todas as lembranças que provei naquele instante me pareceram boas, alegres e doces. Doces e cheirosas como as Bodas de açúcar ou perfume que completamos hoje.



Estaria sendo hipócrita se dissesse que esses doze anos juntos, vividos durante a paquera inicial, o namoro, o noivado e a atual vida de casados foram inteiramente açucarados e perfumados. Não. Jamais diria uma coisa dessas, pois não acredito em amores perfeitos, até porque não existem pessoas perfeitas. A perfeição não nos pertence. Falo de um amor humano, que erra, acerta, sorri, chora, sofre, grita, diz não, faz silêncio, se frustra, se regozija, e sonha. Sonha com um bem viver, descortinando a cada dia novas experiências, vencendo novas barreiras e obstáculos que nos são impostos pela vida, mas sempre acreditando no amor que nos uniu e que pretendemos zelar para sempre. Quando ouço a expressão casal perfeito, sinto medo e digo que não somos modelo ou exemplo para ninguém, contudo, que “somos apenas dois mulatos fazendo poses nos retratos que a luz da vida imprimiu de nós.” Noutras palavras: Somos de carne e osso. [...] Viver um grande amor parece história de novela em que os casais se beijam e fazem amor em qualquer hora do dia e lugar, tomam banho de chuva e se beijam loucamente sob a água fria, dançam na praia molhando a roupa e sapatos sem se importarem com mais nada. Não que eu tenha perdido o romantismo de outrora e que tenha agora uma visão mais real do amor. Não é isso. Mas a maturidade me fez enxergar que para viver um grande amor não precisa fantasiar tanto, vestir roupas caras, passar a lua de mel em Paris ou dirigir um carro importado. Dá para ser feliz vestindo o básico, viajando para Barra Grande e dirigindo um carro popular, pois há coisas que o dinheiro ainda não compra como a sinceridade, cumplicidade, boa-fé e vontade de acertar.



Neste dia, para mim, tão especial, eu gostaria de dividir com vocês alguns torrões de açúcar e o perfume doce de uma vida a dois tão feliz e ao mesmo tempo tão inconstante. Digo inconstante sem nenhum receio de sofrer julgamentos ou de ser alvo de segundas interpretações, mas pelo fato de entender que o nosso amor ainda esta em fase de testes e controles de qualidade rígidos, sobretudo pelo fato de ainda ser uma história inacabada, em que os protagonistas ainda encenam, representam, escrevem, dirigem, editam e sonham com a estréia, sucesso, prazer, satisfação mútua, sorte, bênçãos divinas e pede a Deus que o brilho dos holofotes não se desvaneça com o desgaste dos dias. Que seja eterno enquanto vivamos. Jéu, meu amor, sei que sou um cara chato, desligado, mas sei também que você não é santa, especialmente naqueles dias. Por isso aproveito este dia e este espaço que já é de domínio público assim como a cerimônia que nos enlaçou e que contou com a presença de dezenas de pessoas, para pedir desculpas por minhas falhas, equívocos, erros e enganos diversos, ao longo desses doze anos juntos e dizer que estar ao seu lado é bom demais, exceto nos dias de TPM, claro. Fora esses dias, é bom demais te amar! Aproveito também, para mais uma vez pedir a sua mão para que juntos possamos viver e trilhar mais outras bodas, com o mesmo amor e respeito que sentíamos antes e que nutrimos agora. Meu beijo e meu muito obrigado. Por tudo!


13 comentários:

  1. Conheço "verdades e mentiras" sim, muito boa tbm!
    Domingo lindo pra ti meu querido!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Vc brigou com a patroa e agora escreveu esse post pra se redimir, é???

    Parabéns!!! Te dejejo, mais 6, e mais 6, e muitos mais 6 anos de casamento e felicidade...

    Abraços

    Alexandre
    http://soupretomassoulimpinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sandes meu amigo!
    Que felicidade sinto ao ler seu post e saber que você divide conosco essa alegria!
    Parabéns ao casal, posso dizer que nesse tempo em que compartilhamos essa amizade, pude perceber o quão especial esse cara Meio Desligado é, e acredito que cada um atraia e compartilhe para sí, aquilo que ele é, assim como um reflexo no espelho...Sendo assim meu amigo acredito que sua esposa seja uma pessoa tão especial quanto você, e para ambos só posso desejar que somem cada vez mais, mas que saibam levar com leveza e sabedoria os momentos em que se fazem necessário dividir, pois acredito que uma vida compartilhada por duas pessoas deva ser assim, dias de somar, dias de subtrair, e espero que Deus em sua infinita bondade permita-lhes o dom da multiplicação para que seus dias e sua felicidade fiquem ainda mais completa !(se essa for da vontade do casal tbm!).

    Meu amigo um ABRAÇÃO todo especial à você e sua esposa, que a felicidade faça moradia em sua casa e em seus corações!
    E pra encerrar, um pequeno trecho...De uma música lindamente leve, sutil e tocante:


    O tempo
    Voava pros dois
    E nem todo tempo do mundo seria o bastante
    Os dias vividos a dois, provavam que a eternidade é só um instante

    Ela/Ele - Sandy e Lucas

    Acho que me fiz entender!
    Felicidades em cada instante!
    Gê!

    ResponderExcluir
  4. Parabens a este casal pra lá de interessante!

    ResponderExcluir
  5. Que coisa linda! Parabéns! Deus abençoe essa união e que lhes dê saúde e sabedoria para comemorar muitas outras bodas.
    Ah, eu não poderia ter melhor oportunidade para voltar a comentar os posts... kkkkkk!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sandes

    Visitar seu blog passa uma sensação de leveza cara, as cores, as imagens muito bem pesquisadas são meigas e carregadas de signos. Já conheço mais mais menos quais das minhas filhas poesias chamam mais sua atenção, são as que mais gosto tbm. Obrigado pela atenção de passar la no ponto rs E....Felicidades neh Desejo mais açucares, perfumes e TPM's rsrs

    ResponderExcluir
  7. Putz... Retornei a 2005... E eu também chorei com sua emoção, Dinho. Fico muito feliz de ter vivido com vocês a fase do namoro, dos presentes inesperados dentro de uma caixa... risos, do noivado e do casamento. E espero vivenciar mais várias bodas, batizados (risos).

    Felicidades para vocês meus queridos amigos. E que Deus continue abençoando esse casal da "Caras".

    ResponderExcluir
  8. Parabéns...muito lindo seus escritos, celebrando o amor e a amada e doce Geanne...mas namorar 6 anos é demais my friend!!!! Bjoos!!!

    ResponderExcluir
  9. Uiaaaa!! Que legal!!!
    Parabéns e muitas, muuuitas felicidades pombinhos... rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Estava esperando as testemunhas acima chegarem para dizer: _ SIM, aceito viver e trilhar mais outras bodas, com o mesmo amor e respeito que sentíamos antes e que nutrimos agora.
    Foi com essa pessoa totalmente desligada que aceitei dividir meus dias, minhas alegrias, tristezas, conquistas...Lógico que tem uns defeitinhos, mas que são suportáveis, assim como os meus, incluindo a TPM que dura poucos dias (intensos, porém poucos. rsrsrs)
    O que mais nos interessa é ter sempre o amor, respeito, o carinho, a cumplicidade para que nosso relacionamento não seja "atropelado". Estamos sempre em fases de ajustes para que essa história não se acabe.
    Que o doce do açúcar e o aroma maravilhoso do açúcar estejam presentes no nosso lar. Amo-te!

    ResponderExcluir
  11. CORRIGINDO
    Que o doce do açúcar e o aroma maravilhoso do PERFUME estejam presentes no nosso lar. Amo-te!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns ao casal mais feliz de Ilhéus!!! Que Deus abençoe grandemente pra que vocês passem mais e mais anos juntos!!!

    ResponderExcluir
  13. Muitas felicidades e muitos dias de harmônia para o casal!!!

    ResponderExcluir