quarta-feira, 18 de maio de 2011

Por que as pessoas morrem?




Pessoas morrem. Faz parte da vida. Na verdade, 150 mil pessoas por dia. [...] Bem, o que eu quero dizer é que nós não passamos de entes biológicos, e a morte é só o fim da função biológica. Mas não é tão simples assim. Sabemos disso, pois nunca estamos preparados para enfrentar uma situação funesta, ainda que anunciada. [...] Dizemos que a hora da morte não pode ser prevista, mas quando dizemos isso imaginamos que essa hora fica em um obscuro e distante futuro. Nunca nos ocorre que possa ter alguma conexão com o dia que já começou ou que a morte possa chegar na mesma tarde que parece tão segura e tranquila, que tem cada hora determinada com antecedência. Estava a cá a me perguntar se a ignorância no que se refere à hora da partida é mesmo necessária. E se morrêssemos amanhã, o que faríamos hoje? Dieta? Prepararíamos currículum vittae? Pegaríamos um ônibus lotado? Pararíamos de fumar? Iríamos para o trabalho? Para a academia, para a faculdade? Certamente que não. Talvez ficássemos reunidos com nossos familiares em casa e tentaríamos ao máximo fazer tudo aquilo que não fizemos durante a vida inteira. Daríamos bom dia com vontade ao motorista do ônibus. Diríamos eu te amo para um monte de gente que amamos de verdade, ou simplesmente fecharíamos todas as portas e janelas da casa e da alma, sentaríamos no sofá, de frente para a TV, contaríamos as horas, os minutos, os segundos e quem sabe até, nem tocássemos o chão. [...] Eh! Talvez por isso não devamos saber previamente o momento de morrer. Isso atrapalharia a vida. [...] Entretanto, hoje pode não ser o dia de sua morte, mas, enfim, é um dia de sua vida, e isso é motivo de celebração! Então, por que desperdiçá-lo? Vamos cantar e viver! I will never want to die.

11 comentários:

  1. ...morte é uma lei universal,é a única certeza da vida...uma não existe sem a outra...assim como o dia para a noite...não deve haver momento de culpa,apenas saudades de bons momentos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto! Bem reflexivo!
    Mas apesar da gente não saber o dia da morte, devemos nos preparar para encontrar com Jesus, pois a morte não é o fim de tudo como muita gente pensa!

    ResponderExcluir
  3. A única certeza da vida, e ainda assim nos aterroriza.
    E que vivamos um dia de cada vez... fazendo o bem, com quem nos faz bem e com quem amamos.

    ResponderExcluir
  4. Certa vez aprendi na escola que o ciclo natural é nascer, crescer, reproduzir e morrer, friamente falando é triste, mas é uma realidade. O mais importante é o que deixamos como legado, ou seja, exemplo do que fizemos em vida, esses marcos ninguém apaga.
    Tb ouso arriscar que além da morte a outra única certeza é que pagaremos impostos até a morrer kkk

    ResponderExcluir
  5. Sandes olha o link do livro que recomendei no meu blog:

    http://www.4shared.com/file/EIFLHlX3/Domingos_Pellegrini_-_As_batal.htm

    Gde abraço

    ResponderExcluir
  6. Prefiro enxergar a morte como meu amigo Guimarães Rosa " as pessoas não morrem, ficam encantadas"

    beeeeeijo meu quiriduuuuu

    ResponderExcluir
  7. Sades...

    Que reflexão, reflexão de vida diria assim...
    Acho que algumas pessoas morrem (ou mesmo deveriam)no instante seguinte ao nascerem, enquanto outras que mereciam viver pra todo o sempre e um pouco mais, lutam desesperadamente para se manterem vivas por mais alguns instantes, por mais alguns dias, meses,anos, sem saber o certo que tempo isso vai durar, mas ainda assim lutam,e não descontam em ninguém o peso que carregam nos ombros...
    Sabe meu amigo são dois exemplos tão reais e vivos que acabei por descrever, convivo com os dois, e sinceramente por vezes não sei o que pensar, será que Deus existe? Será que isso já está escrito? Será que cada um possui seu destino e seu tempo já definido? Será isso Justo?
    Bom, sinceramente não sei!Tenho buscado refazer algumas coisas e corrigir alguns erros em minha vida, tirando esses dois exemplos...Não sei quanto tempo me resta, se muito ou pouco, mas sei de uma coisa,quero aproveitar o máximo esse tempo...De preferência sendo feliz ou pelo menos fazendo tentativas para isso!
    E vamô simbora que hora passa, antes da gente virar uva-passa!

    Abração meu amigo!
    Gê!

    ResponderExcluir
  8. Ihhh! Meu amigo Sandes, desculpa digitei Sades, foi mal!

    ResponderExcluir
  9. "Hoje eu acordei
    Com uma vontade danada
    De mandar flores ao delegado
    De bater na porta do vizinho
    E desejar bom dia
    ...De beijar o português
    Da padaria...."

    É, nós temos medo da única coisa que temos certeza na vida: que vamos morrer... por isso q tento aproveita cada minutinho q me resta, já q a cada dia estou mais perto da morte (q macabro... kkkkkk)

    Abraços

    Alexandre
    http://soupretomassoulimpinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. "Somente onde há morte há ressurreição".
    Bom dia anjo!
    Beijo grande pra ti!
    Namastê!

    ResponderExcluir
  11. Parafraseando Roberto "É preciso saber viver"
    Temos que aproveitar o máximo, ter consciência do correto a ser fazer quando se priva de certas coisas ou atos escondidos. Ser verdadeiro, ser feliz...
    muito bom o blog, parabens
    a te seguir

    abrç

    http://essenciaego.blogspot.com/

    ResponderExcluir