segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dança com Lobos

No filme Dança com Lobos os conceitos de civilizado e selvagem são rediscutidos, e ao final da película só nos resta a pergunta: quem é quem nesta história?

Brilhantemente dirigido e estrelado por Kevin Costner, o filme mostra a história do tenente do exército americano Jonh Dunbar, que após se tornar um herói de guerra, pede transferência para a fronteira do oeste, um lugar dominado por grupos indígenas, onde ele acaba descobrindo a si mesmo.



Ao se estabelecer e assumir seu posto, Dunbar passa a ter contato com um grupo de índios Sioux, e este contato acaba lhe revelando que as diferenças culturais entre eles são muito mais profundas do que imaginava, e acabam por lhe revelar quem são realmente os selvagens da história.




Nesse filme de 180 minutos, a essência humana é retratada de maneira única. Apresenta paisagens belissimas e possui uma trilha sonora de arrepiar o couro cabeludo.




O preciosismo dos detalhes, como o cuidado com as locações nas diversas estações do ano e a exigência de que os índios falassem Lakota, são, sem dúvida, fatores determinantes para a conquista dos merecidos 7 Oscar.





Triste, emocionante, divertido, romântico e, principalmente, que faz pensar até onde precisamos ir. É uma pena eu não ter assistido a esse filme no cinema. A cena dos búfalos é de tirar o fôlego. Preciso assisti-lo novamente. Acho que é pra alimentar meu lado John Dunbar que tem vontade de jogar tudo pro alto e fugir pra fronteira mais distante e viver com apenas o necessário.




Para assistir ao trailer original, favor ir para o link abaixo.

Um comentário: