quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

2 mulheres e 1 gato


Quarta-feira pela manhã, chovia em Ilhéus. Na orla, todos andavam rapidamente tentando não se molhar. De repente, duas mulheres começam a brigar no meio da rua. A morena estava agarrada aos cabelos da loira, enquanto a loira gritava palavrões tentando se soltar. A maioria das pessoas, que antes andava apressadamente, parou para assistir. Quando finalmente as duas se separaram, um vendedor gritou: “Cinema grátis, em cartaz Barracão na Orla”. A curiosidade que fez com que eu e muitos parássemos para assistir a briga das mulheres é a mesma que faz com que queiramos ver os acidentes de trânsito, que dão audiência a jornais que estampam brigas e mortes nas capas. Muitas vezes, somos atraídos por comportamentos antissociais, acontecimentos trágicos. O caso Isabella é outro exemplo. No filme "Sem Vestígios", uma agente do FBI investiga um crime que é cometido através da internet. O criminoso em questão seqüestra pessoas, monta uma cena de tortura e transmite através de um site. Quanto maior o número de acessos, no momento da transmissão, mas rápido o seqüestrado morre. É um exemplo extremo da realidade. Por enquanto, felizmente, a nossa curiosidade não mata ninguém! Aliás, aproveitando o ensejo, alguém aí sabe me dizer de onde veio o ditado “A curiosidade matou o gato”? De qual história ele foi extraído? Por enquanto, a única coisa que eu sei é que o gato morreu, né?


2 comentários:

  1. É uma pena saber que Ilhéus está sendo palco para esse tipo de atitude, quando estamos visualizando tantas vidas sendo destruídas nas catastrofes que assolam o mundo....E, então, em IOS, duas mulheres se agarrando pra brigarem....Que pena....

    Será que brigavam por algum gato? Fica a pergunta....
    É, gente, todos sofrem dessa doença chamada curiosidade.....
    Também é lastimável.....

    ResponderExcluir
  2. A curiosidade matou o gato é um ditado popular usado para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa.
    Na Europa da Idade Média as pessoas não gostavam de gatos e aprendiam que os gatos pretos traziam má sorte. Assim preparavam armadilhas. A curiosidade do gato realmente acabava levando-o a morte.
    A expressão "a curiosidade matou o gato" era então usada por líderes para inibir a busca do conhecimento bíblico e científico e pregar mentiras.(Origem: Wikipédia)

    ResponderExcluir