segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Holofote


Pelo fato de eu ser militar, muita gente tem me perguntado o que penso a respeito da Anamara, enquanto Policial Militar, ser integrante do BBB 10, Reality Show da Rede Globo. Por comungarmos da mesma opinião, transcrevi aqui no Meio Desligado, logo abaixo, a reflexão feita pelo SD PM Lázaro Jesus, Coordenador Executivo do Observatório da Cidadania, à luz da Carta Magna. Faço minhas as palavras dele.

"Tem se tornado notícia frequente na imprensa (baiana e brasileira) as atitudes ousadas e frases picantes da policial e agora também celebridade Anamara, integrante do programa de TV Big Brother Brasil 10. Pois bem, antes de mais nada, fazemos nossas as palavras da sempre sensata e competente jornalista Jaciara Santos (do blog À QUEIMA ROUPA): “se gasta muito tempo discutindo o que é certo e errado, num terreno em que, muito vezes, todos estão certos e errados ao mesmo tempo”. Isto posto, nos propomos a analisar a questão a partir de um outro ângulo – o aspecto legal. Lembrando, para tanto, o artigo 5º da Constituição Federal, também chamada de Carta Cidadã, promulgada em outubro de 1988 (em especial os termos selecionados abaixo).

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença (...).

Assim sendo, mesmo causando frenesi, surpresa e indo de encontro às tradições da quase bicentenária Milícia de Bravos (PMBA), devemos respeitar sim a Soldado PM Anamara, pois a Constituição Federal Brasileira garante a ela e a todos nós o livre pensamento e manifestação dele. Também se faz necessário lembrar que nós, PMs e BMs, temos direito a vida quando “sem uniforme”. Portanto, não levar em consideração que Anamara é uma jovem de 25 anos e o contexto do referido programa de televisão pode nos conduzir a opiniões excessivamente rigorosas. Encerramos esta reflexão dizendo: o Observatório da Cidadania não tem procuração para defender nem atacar ninguém. Queremos, apenas, contribuir para que nossos pensamentos sejam críticos, não cruéis. Até porque ser policial na Bahia já é demasiadamente difícil. Somos cobrados por tudo e por todos: sociedade, regulamento, governo e principalmente por nós mesmos (colegas). Pena que a energia que a gente gasta para “malhar” a nós mesmos não é usada em prol da tropa. Com certeza, se assim fizéssemos, teríamos hoje uma PM bem melhor. Mais moderna e respeitada, equipada e remunerada na proporção dos riscos que corremos para defender a sociedade".




Um comentário:

  1. Adorei!Como ele escreve bem....Gostei do ponto de vista, achei que ele fosse censurar explicitamente.
    Acho que cada um sabe de si, o que quer produzir nos outros e especialmente no meio onde convive.
    Se tenho condutas honrosas ou desonrosas, tenho que pagar o preço por isso.
    O que não poderá nunca é expor o órgão o qual ela presta serviço, já que poderá arranhar a imagem da instituição, caso produza ela uma imagem ruim.
    Gostei de ver, é isso ai!

    ResponderExcluir