sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sombras do outono



O outono, para mim, tem cheiro de indefinição. Ele não é inverno, embora traga consigo o frio, tampouco verão, ainda que aqueça nossos corações com seu sopro morno e suave em tardes amenas. Adoro o frio assim como ao calor. São duas partes de mim, irreconhecíveis, incógnitas e bipolares, que não se entendem e que jamais se encontram, tal qual o dia e a noite. Nem sei quem sou de verdade, nem a qual estação me refiro, prefiro, pertenço ou me identifico. Só sei que quando chove eu rogo ao sol. Quando o dia aquece eu imploro o frio. Ainda bem que o mundo é plural e a vida não se resume apenas em ser uma coisa ou outra. Pelo contrário, no mundo existem muitas cores, sabores, sensações, odores... Todos ávidos por serem tocados, deglutidos, mastigados ou simplesmente contemplados. Dessa forma, vou vivendo meu outono interno, na eterna inconstância e irreal ignorância de mim. Diz a sabedoria popular, que podemos conviver durante anos com uma pessoa sem conhecê-la de verdade. Então o que dizer do conhecimento de si? Alguém arrisca dizer que se conhece a fundo? Em todas as vielas e esquinas de si mesmo? Em todos os becos obscuros e sombrios? [...] Pesquisando sobre isto, descobri que o auto conhecimento é fruto da introspecção, em que o sujeito tem acesso privilegiado aos próprios pensamentos de uma maneira que os outros usualmente não conhecem. Que o conhecimento de si é um objeto de investigação. [...] Um dia ainda saberei o que não sei. Um dia... E nesse tão esperado dia, espero não ter que escolher entre o ser ou o não ser, entre o verão ou o inverno, porque aí, reside a questão.


6 comentários:

  1. Como todos os textos q escreve esse é mais um, lindo...rs...cheio de perguntas sem respostas, assim somos nós uma eterna incógnita...bjs e saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o Outono. Não sei se pelo clima agradável, se pelo tom alaranjado, mas eu adoro o outono!!!

    "Passa o inverno, chega o verão
    O calor aquece minha emoção
    Não pelo clima da estação
    Mas pelo fogo dessa paixão
    Na primavera, calmaria
    Tranqüilidade, uma quimera
    Queria sempre essa alegria
    Viver sonhando, quem me dera

    Outono é sempre igual
    As folhas caem no quintal
    Só não cai o meu amor
    Pois não tem jeito, é imortal"

    Tika Sthel

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nada mais difícil que conhecer a si mesmo! Toda sabedoria passa por aí.
    Beijos meu amigo-poeta!
    Ótima semana!
    BjO!

    ResponderExcluir
  4. otimo.

    http://sincerossuspiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Sandes, quanto à auto-conhecimento, bom acho que ainda tenho um bom caminho à percorrer, já quanto as mudanças de estações, fico muito feliz quando o Outono faz um leve prenúncio do frio, pois amo o Outono-Inverno, e sinceramente viveria muito bem sem o calor e o verão...
    Auto-conhecimento, concordo com sua pesquisa, deve sim ser fruto da introspecção, perder-se dentro de sí é um desafio revelador, assustador e ao mesmo tempo fascinante...Isso tudo me lembrou Clarice Lispector, pq será?

    Abraço Sandes!
    Gê!

    ResponderExcluir
  6. Pena que o outono está acabando é a minha estação preferida, pois junta um dia de sol com um friozinho no final!!! Que venha o inverno brrr!

    ResponderExcluir