sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Elefantes

O elefante é o maior mamífero terrestre do mundo e pertence à família Elephantidae e à ordem dos Proboscídeos. Existem, hoje, duas espécies, são elas: elefante-asiático, que habita a Índia e o sudoeste asiático, e o elefante-africano, que, como o nome diz, vive na África. Uma característica marcante deste animal é a longa tromba (formada pela fusão do lábio superior com o nariz) que é utilizada para beber água e para levar alimentos até a boca. Não sei bem ao certo porque admiro essas criaturas, mas só sei que gosto. Como não posso ter um no quintal casa, coleciono miniaturas. É mais barato assim...


Elefante Africano

A principal diferença visual entre ambas as espécies é o tamanho das orelhas, já que o elefante africano (também maior em tamanho) possui orelhas bem maiores do que o asiático. Essa diferença do tamanho das orelhas se deve ao fato do elefante africano viver em um ambiente mais quente, onde, ao abanar as orelhas, provoca uma diminuição de temperatura do seu corpo.

Elefante Asiático

O elefante africano tem longas presas (feitas de marfim), tanto o macho quanto a fêmea, na espécie asiática só o macho as têm. As presas são, na verdade, dentes superiores incisivos muito desenvolvidos utilizados para escavar em busca de água ou alimentos como raízes. As presas também são usadas para criar trilhas na mata, em alguns casos, como armas. A velocidade média de crescimento das presas é de 15 cm por ano.


Manada de elefantes


Os elefantes formam manadas matriarcais, ou seja, é uma fêmea que lidera o grupo. Quando um macho cresce e atinge a maturidade sexual, freqüentemente desrespeita a hierarquia da manada e, em seguida, é expulso do grupo pela fêmea dominante.



Elefante se alimentando
O peso de um elefante adulto pode chegar a 12 toneladas e, em média, sua altura chega a 4 metros. O habitat deste animal são as florestas tropicais e as savanas, na África encontram-se elefantes em países tais como: Uganda, Tanzânia e Quênia. Os elefantes se alimentam de plantas (herbívoros) e, quando adultos, seu consumo diário de alimentos pode chegar a 140 kg.



Filhote de elefante

Os filhotes podem nascer com até 90 kg e o período de gestação normalmente varia entre 20 e 22 meses. A expectativa média de vida para estes animais é de 60 anos, quando seus molares caem impossibilitando sua alimentação e, assim, eles acabam morrendo. Isso sem falar da caça indiscriminada, feita ao longo de décadas, que tem reduzido bastante a população de elefantes, levando-os a correr risco de extinção.

Um comentário: