sábado, 28 de agosto de 2010

Excesso



Não costumo gostar de remakes, e eu já disse isso anteriormente noutras postagens, mas estou abrindo exceção para a novela global tititi, que é pra lá de divertida e ainda tem uma trilha sonora excelente, que agrada aos meus intransigentes ouvidos. A trama é boa, me distrai e sempre me arranca boas risadas, entretanto na última semana, tem caído em meu conceito, ao trazer a personagem da Fernanda Souza completamente descompensada e insana. Tudo bem, eu sei que é pura ficção, mas “peraê!” Será que o produto que a Globo está vendendo é o que a gente quer comprar? Será que ela esqueceu que os jovens se inspiram e seguem o que dita a TV? Não é porque a família dessa personagem se desfacela, ou porque seus pais são extremamente egocêntricos e irresponsáveis que a filha vai sair por aí se “prostituindo”, como uma ninfomaníaca desvairada. A globo quer mostrar o desajuste emocional que pode vir a acontecer aos filhos diante do rompimento dos pais? Ótimo, a intenção é válida e até louvável, pois poderia servir de reflexão para diversos pais de família. Mas eu não devo, e não vou, deixar de ressaltar que a emissora ou o escritor do folhetim poderia fazê-lo de forma diferente e apresentar o fato sob outra perspectiva. Ou seja, promovendo o amadurecimento precoce da personagem que, inevitavelmente, acaba ocorrendo nesses casos, para que o correto, sim, venha servir como espelho para os jovens que, porventura, estejam passando por essa ou outra dificuldade qualquer na vida. Vocês já pararam para pensar na idéia? As coisas não vão bem contigo, então você sai por aí, transando com quem aparece. Várias vezes ao dia, com muito(a)s parceiro(a)s e aos grupos. Valha-me Deus, Nossa Senhora! É horrível de se ver. Parece até a história da Hilda Furação, lembram? Isso é que é apologia à prostituição. Não bastassem as cenas tórridas e desnecessárias para o horário, ainda temos que ouvir derrames de baixaria nos diálogos da personagem e ainda testemunhar a total falta de respeito e consideração com que ela se dirige ou se refere à mãe. Infelizmente, a televisão brasileira é contumaz nessa prática, e sempre promove comportamentos extravagantes e que não deveriam proceder ou encontrar guarida nas telenovelas. Bem, com esta postagem, espero não parecer um puritano ou um falso moralista. Nada disso, espero apenas externar algo que vem me incomodando nesses dias e que me vem doendo os olhos. Ficam aqui registrados a minha indignação e o meu conselho para a galera jovem que acessa o Meio Desligado e assiste a novela das 7 da Globo: Se os seus pais não podem ser exemplo para você, então seja exemplo e referência para eles.

2 comentários:

  1. Gostei da finalização do texto. Bravo!

    ResponderExcluir
  2. Bom, o autor não está mostrando só uma menina descompensada por causa da separação dos pais, mas sim um conjunto de loucuras dessa família. A família é o exemplo, a base e o autor mostra uma mãe louca, um pai mercenário e uma filha carente q quis chamar atenção, não envolve apenas a separação. Poderia ser abordado de outra maneira, pois querendo ou não, a mídia incentiva positivamente e negativamente. bom seria se tivéssemos um filtro.

    ResponderExcluir