quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A vida em gavetas



Organização e planejamento. A vida pode se apresentar ainda melhor quando tomamos para nós essas duas palavrinhas, nos conscientizamos da suma importância delas para o nosso crescimento pessoal e empregamo-las em nosso cotidiano. Aprendi com o Hercule Poirot, detetive belga dos livros da Agatha Christie, que é impossível conviver em sociedade se não tivermos ordem e método. Um indivíduo desprovido de preparo não vai muito longe sem deixar rastros de imperfeição e/ou destruição pelo caminho. Aprendi com a Nilzete, leitora Meio Desligada, que é preciso organizar a vida em várias gavetas, de modo a não sobrecarregar uma única, apenas. É preciso [assim como no computador em que abrimos pastas para lançar documentos] criar gavetas para as diversas personagens que desempenhamos durante os dias. Gaveta para a nossa porção pai, gaveta para a nossa porção filho, gaveta para a nossa porção funcionário, gaveta para a nossa porção amante, gaveta para a nossa porção aluno, gaveta para a nossa porção amigo, gaveta para a nossa porção vizinho e por aí vai... Do contrário [caso não criemos as tais gavetas independentes e mantivermos todas as porções em um único compartimento] quando uma porção dessas não funcionar direito o estrago poderá respingar nas demais e atrapalhar o desempenho das outras porções, assim como numa engrenagem em que uma peça se estraga e compromete a performance da máquina. Não é formidável uma única vida dividida em gavetas? Ou seja, se você brigou com o namorado e foi para o trabalho logo em seguida, não se esqueça de fechar a gaveta da porção amante para só depois abrir a gaveta da sua porção funcionário e assim sucessivamente. Seguindo essa recomendação não haverá como errar e você poderá evitar desconfortos desnecessários. Vá por mim!


3 comentários:

  1. Interessante ponto de vista... Caraaaaaaaamba como me encontrei nesse post!!! Sempre fui meio incompreendido por tratar a vida de uma forma metódica, não fria, mas organizada e olha que isso salvou minha pele várias vezes. Agora me lembrei que a Ari sempre diz para eu parar de tratar a vida com cálculos KKKKKK

    ResponderExcluir
  2. E então?! Olhar a vida sob essa perspectiva me ajudou muito a superar várias diversidades. Pode parecer racional demais... mas a racionalidade é imprescindível aos sentimentos, é ela que nos faz resgatar para nós mesmos o tempo todo. Ela nos ajuda a sermos mais realistas e menos idealistas. Nos frustramos por nossas idealizações... de mundo... de pessoas... de situações... e as tais gavetas? ... As gavetas nos ajudam a separar tudinho!! e analisar cada coisa a seu tempo e profundidade. Inté!

    ResponderExcluir
  3. E as gavetinhas estão sensacionais...

    ResponderExcluir