sábado, 10 de abril de 2010

Sonhando acordado




A tal da memória olfativa é um recurso da nossa mente, impressionante! Ontem, por exemplo, comprei um perfume e fui projetado para o ano de 1994. A minha adolescência cheirava a Quasar. Sentir essa fragrância novamente, é reviver bons momentos da minha vida. É como se o tempo não tivesse passado. O aroma é um irmão da respiração. Ele penetra nas pessoas e elas não podem escapar-lhe. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá, categoricamente, atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Lembro-me bem, que esse foi o primeiro perfume que comprei. Na época, eu estava cursando o 1º Grau, que equivale ao Ensino Fundamental II, hoje. Naquele tempo era bem mais fácil viver. Não havia muitas cobranças nem compromissos. Só precisava estar bem na escola. Quando se é adolescente, vive-se intensamente cada novidade, cada descoberta. E, apesar de nunca ter feito nada ilícito, eu adorava experimentar, me arriscar, me atirar. No dicionário de um adolescente não existem os vocábulos “medo” e “não”. O adolescente simplesmente age por impulso, sem pensar ou temer as consequências de suas atitudes, e é justamente aí que moram a graça e o perigo de ser jovem. A minha adolescência passou e nunca mais voltará, mas falo isso como um fato, e não por apego ou saudosismo. Neste ano completarei 32 anos, e se me perguntassem se eu gostaria de voltar aos meus passados 16 anos, eu responderia que não, com toda a serenidade e tranquilidade, que a minha atual idade me permite. A minha infância e a minha adolescência, eu as vivi com plenitude. Já passei por todos os medos, incertezas, dúvidas e riscos que um homem jovem pode e deve passar, para, enfim chegar à idade que tenho agora. O que passou e o que vivi eu já os conheço bem. Por isso quero viver mais e mais o que a vida tem para me dar. Mas só quero o que ela me reserva daqui para frente. As experiências que vierem, nesta fase, serão novas para mim, como foram novas as da adolescência.

2 comentários:

  1. O perfume da minha mãe tem cheiro de abraço, de carinho,e meu marido usa um que me lembra o tempo que namoravamos, posso ver nesse momento a cena rs,eu olhando na janela e esboçando sorriso!
    Hoje é eniversário dele que por sinal acho que vocês tem a mesma idade ele faz 3.2 rs e é de 14/04 rss...sobre voltar a infância também me sinto bem na minha vida adulta, vivi bem na minha roça, ralei os joelhos, corri atrás das galinhas e agora cresci rssss!

    ResponderExcluir
  2. Ah, como eu queria poder voltar ao tempo por pelo menos uma semana para matar a saudade de não ter preocupações, trabalho, responsabilidades...

    ResponderExcluir