quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Grilhões invisíveis


Quando pensamos que já vimos tudo de ruim, vindo dos seres humanos, somos surpreendidos por uma nova forma de iniquidade. Seja ela contra a vida, contra os cofres públicos, contra a integridade humana... Não raras as vezes, dizemos ou ouvimos alguém dizer: "Ah! Mas cada um é produto do meio." Será que eu devo acreditar mesmo nessa frase pronta, de efeito? Será verdade que o meio social é determinante na formação moral e do caráter de um indivíduo? Será verdade que as possíveis experiências negativas da infância, adolescência ou até mesmo da fase adulta têm o poder supremo de reger a conduta de um cidadão? Talvez... Mas e o livre arbítrio? E as evoluções espirituais e pessoais, ficam onde nessa história? Mencionar o passado não seria a forma mais prática de esconder-se no lodo da imoralidade? Não seria uma forma de esquivar-se das consequências dos atos errôneos cometidos ou de justificar o passo dado em falso? A corrupção de toda espécie, a crueldade, a intolerância, a inveja, a ganância são mesmo inerentes ao ser humano? Ou são lavas de alguma maldição? Se fomos criados à imagem e semelhança de Deus, como relatam as escrituras sagradas, então por que somos capazes de cometer tantas maldades, desrespeito e atitudes nada altruístas? Por que somos tão pecadores, até mesmo em pensamentos? Nada fácil de entender. Aí lembro que o Santo Agostinho, de uma forma bem simples, em apenas duas linhas, foi capaz de dar resposta a tantos questionamentos:
Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo,
Quem é mau é escravo, ainda que seja livre.

(Santo Agostinho)

2 comentários:

  1. Ahhh meu amigo!
    Acredito que Deus em toda a sua sabedoria e magnitude,nos deu o livre arbítrio, temos o poder de escolher entre o certo e o errado...Só que pra defesa dos erros, surgiu o ponto de vista de cada um...E cada cabeça, é um mistério, não podemos prever ou saber o que se passa nela...Cada pessoa age, reage e se defende conforme sua consciência, eis que entram os outros valores: ética, moral, respeito, amor, caráter e tantos outros,que dveriam ser obrigatórios mas estão cada dia mais sendo opcionais...O ser humano é uma das melhores e piores criações de Deus, se é que posso assim dizer, dentro dele existem as maiores belezas, eas maiores feiuras, mas ele é quem decide o que vai expor!

    Sandes,
    Abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Amore, quantos questionamentos.............Quanto mais eu penso, mais analiso, mais cheia de perguntas eu fico.....
    Também vivo a me perguntar o porquê de tantas diferenças, tantas injustiças.....O fato é que Deus tem todos nós como filhos amados, mas precisamos das diferenças para aprendermos a crescer como pessoa e em comunidade.
    É complicado.....
    Rezemos mais, quem sabe chegamos a um pensamento de possibilidade de vivermos em igualdade?

    ResponderExcluir