terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mata Atlântica [da minha janela]


Sempre fui amante da natureza, apaixonado por pássaros, bichos e plantas desde muito cedo. E o mais incrível que [me] pareça é eu não ter buscado ser veterinário, como eu sonhara enquanto criança. Talvez seja pelo fato de eu, ao crescer, ter descoberto que ser médico veterinário exige muito mais que simplesmente gostar de animais, mas ainda estou aprendendo... Vocês sabiam que, todas as tardes, da janela da minha sala de trabalho eu vejo a Mata Atlântica? Pois é, ela está sempre lá como um gigantesco plano de fundo, como um imenso e verde papel de parede colado nos fundos do quartel, como num imenso cenário. Não sei se mereço, mas tenho o privilégio de poder abrir as cortinas e janelas da sala da Corregedoria Setorial do 2º BPM e me deparar com aquele excessivo, necessário e revigorante verde, em todas as suas infinitas tonalidades. Não satisfeito, Deus ainda envia para alegrar as minhas tardes, diversas espécies de pássaros, que trazem consigo o brilho e o colorido de suas plumagens e seus belos cantos radiantes. Às vezes, quando estou atarefado ou absorto em meus pensamentos, paro tudo e abro as janelas para contemplar e ouvir sabiás, periquitos, borboletas, canários, cardeais, pica-paus, rolinhas, pardais, gurins, bico-de-lápis, gaturamos, beija-flores, joãos-de-barro, quero-quero, corujas, garças, sanhaços, tiês vermelho, gaviões e outras diversas espécies que desconheço os nomes e que cantam lá fora, todas livres, no pátio, estacionamento, ou fundos do quartel. Noite dessas, quando cheguei em casa, foi que eu vi uma pequenina rã grudada no teto do meu carro. Ela veio de lá do estacionamento do quartel "surfando" comigo de carro no zigue-zague do trânsito. Foi hilário! Ontem, minha colega de trabalho levou banana e hoje levarei mamão para eles. É uma forma de retribuir o bem e a alegria que eles nos fazem, sem cobrar cover artístico, rsrs. É uma imensurável satisfação! Debruçado na janela, todas as tardes, posso olhar sem molestar os pássaros, fico encantado quando não tem mais fruta e eles emitem um canto que já sei que não há mais comida. E quando reponho, um se achega e fica chamando o companheiro. É lindo de ver a comunicação que há entre eles. É um prazer ver como interage a natureza tão perto do homem e como os bichos em geral, são semelhantes a uma família qualquer.
Algumas das aves vistas da minha janela:



Sabiá-laranjeira


Tiê vermelho


Sanhaço



Coruja

2 comentários:

  1. Meu amigo Sandes,
    Cara você despontou em mim uma certa inveja...Pois és um privilegiado...Pra bem da verdade és um cara, que sabe dar valor ao que realmente interessa, principalmente nos dias de hoje...Trabalhar sendo embalado pelo cantar dos pássaros e afins, ter como fundo o verde e a exuberância da mata atlântica ao alcance das mãos, ao abrir uma janela...Deve ser algo fantástico!
    Fico feliz quando me deparo com pessoas como vc, que sabem valorizar essas grandes pequenas coisas que pra muitos passam batidas!
    Sempre gostei de aves, mas foi no ano de 2008, que realmente me apaixonei por elas, tenho uma única certeza, a de que elas são fascinantes, surpreendentes...Busco sempre saber um pouco mais sobre elas!

    Parabéns por sua linda postagem!Por sua linda forma de ser!
    Abração do seu amigo.
    GÊ!

    ResponderExcluir
  2. Bom lendo esse post...estou quase certa que Deus te ama viu kkkkkkkkkkkkk!!Pássaros variados, música da melhor qualidade,Mata Atlântica ahh praia a qualquer hora, não sei se quero andar sempre com vc amigo, ou se quero te bater kkkkkkkk estou em duvida!!

    ResponderExcluir